fbpx

Anunciar no Google ou Facebook – Qual o Melhor?

Anunciar no Google ou Facebook – Qual o melhor?

Anunciar na internet não é uma opção e sim uma necessidade de quem vende produtos ou serviços e desta necessidade surge a questão: Anunciar no Google ou Facebook. 

O Google é o maior site de buscas do mundo e o Facebook é de longe a maior rede social do mundo, possui milhões de usuários ativos somente no Brasil.

Facebook Ads e Google Ads são duas ferramentas de publicidade reconhecidas por impulsionar bem as vendas dos mais variados tipos de produtos.

Além disso são opções eficientes e baratas para quem deseja anunciar na internet.

Por serem as ferramentas mais populares, a dúvida sobre em qual delas investir é muito frequente dentro das empresas. 

Perguntas como “Onde investir?”, “Quais as diferenças?” e “Devo investir em ambos?” são as mais comuns nessa hora.

Mas é importante entender que estas duas poderosas ferramentas não são necessariamente concorrentes. 

Podendo ser até complementares.

O que vai justificar o uso de uma ou outra, diz mais respeito a jornada de compra do consumidor e características do produto a ser anunciado.

Vamos entender melhor um pouco das duas.

Google Ads [ Anunciar no Google ou Facebook – Qual o Melhor ]

Como funciona o Google Ads

O Google trabalha com um sistema de publicidade que considera o Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Mil impressões (CPM).

Se a intenção for ter um grande alcance o anunciante pode escolher pagar pela visualização (CMP).

Caso queira contato de pessoas que já demonstraram interesse na oferta ou solução pode escolher pagar por cada usuário que irá clicar no anúncio (CPC).

Para garantir que seu anúncio vai aparecer para o público certo, é preciso formular uma lista de palavras-chave relacionadas com o produto ou serviço.

Esses termos serão usados para colocar sua marca nos resultados de busca, dependendo do que for pesquisado pelo usuário.

Vamos ver agora as vantagens e desvantagens para entender se é melhor anunciar no Google ou Facebook.

 

anunciar no google ou facebook

Vantagens

A grande vantagem de um mecanismo de busca como o Google, que é o maior de todos, é permitir que você aborde o cliente no momento em que ele está focado em achar uma solução para seu problema.

Ao pesquisar por um produto, a pessoa demonstra que está querendo saber mais informações sobre ele, além de também obter ofertas.

Outro ponto importante é que o Google cruza as informações coletadas em todas as outras pesquisas do usuário para traçar um perfil de cada um e, assim, garantir que a propaganda certa vai aparecer para a pessoa certa.

Desvantagens

Se você criar uma campanha ofertas agressivas, mas está anunciando  um produto que precisa de um período grande de convencimento – como um imóvel ou carro de luxo, por exemplo, provavelmente não terá o resultado pretendido.

Lembre-se de que o Google é ideal para anúncios focados em quem já tem certo interesse pela oferta.

Da mesma forma, é pouco efetivo divulgar um produto novo e que ninguém conhece ainda na rede de pesquisa.

Imagine como fica mais complicado encontrar palavra-chave certa, que possa fazer a combinação da intenção do usuário com a solução oferecida.

Facebook ADS [ Anunciar no Google ou Facebook – Qual o Melhor ]

Como funciona o Facebook Ads

Os anúncios do Facebook exigem que você tenha definido de forma clara qual é o objetivo da sua campanha, o público-alvo e o orçamento disponível.

O objetivo vai determinar o formato do anúncio, as informações apresentadas na peça gráfica ou audiovisual, e eventuais links para contato ou compra.

A partir disso, você precisa, então, criar uma segmentação de público, fornecendo informações relevantes para construir um perfil do seu cliente ideal.

anunciar no google ou facebook

Vantagens

O Facebook tem somente no Brasil 127 milhões de pessoas com perfis na rede.

Isto representa mais da metade da população do país.

Por mais que digam que esta rede está perdendo o fôlego ela ainda é a campeã em audiência e essa é a principal vantagem de sua publicidade.

Ainda tem o fato de que a principal rede concorrente, o Instagram, é de propriedade do Facebook, que inclusive pode ser inserida na divulgação do anúncio de forma automática.

E não podemos deixar de incluir o fato de que o Facebook também adquiriu o WhatsApp e já usa o aplicativo, campeão no Brasil, como ferramenta de marketing.

Do mais jovem ao mais velho, de autônomos a grandes empresas, todo mundo está no Facebook.

Assim, se você quer atingir um público específico, basta caprichar na segmentação e monitorar os resultados.

Desvantagens

Quem navega em uma rede social não está alí para comprar, diferente de quem pesquisa no Google.

Com isto, ainda que o Facebook seja ideal para impactar uma grande audiência, ele não nos dá garantias de que quem visualiza o anúncio está pronto para comprar.

É uma entrega de anúncios por interrupção. O conteúdo publicitário aparece no intervalo entre as publicações de um amigo e de outro.

Todo mundo que está navegando pode ser impactado, mas, na maioria das vezes, a visualização de anúncio não garante a compra e nem mesmo o clique.

Conclusão

As duas redes tem muitos pontos positivos e alguns negativos, porém dá pra dizer se é melhor anunciar no Google ou no Facebook?

Juntas, as duas plataformas podem ser ainda mais efetivas para divulgação de um produto ou serviço.

Mas você precisa entender o comportamento do seu público para explorar o que estas duas ferramentas podem entregar para divulgação de seu produto.

Imagina o seguinte: uma pessoas que comprar uma pizza.

Ela tem claramente o que quer, então pode utilizar de uma palavra chave específica, “comprar pizza”, e pesquisar por uma pizzaria próxima. O Google neste caso poderia ser bem efetivo.

Em outra situação, mas mantendo o produto: digamos que você criou uma pizza de formato completamente diferente do que existe no mercado. Na forma de uma estrela.

É pouco provável que alguém busque pizza estrela no Google.

Mas no Facebook você pode impactar pessoas com a imagem de sua pizza e se isto for realmente interessante para o público, pode ter bons resultados alí.

Com o tempo, seu produto pode passar a ser conhecido e o nome se tornar uma referência, então criar anúncios no Google, utilizando esta marca como palavra chave passa a ser interessante.

Considerações

É isto que eu gostaria de trazer pra você hoje. 

Se quiser contribuir mais com o assunto pode fazer um comentário e deixar sua opinião.

Caso precise de consultoria ou um gestor para sua campanha de anúncio pode entrar em contato que teremos prazer de apresentar uma proposta.

 

Deixe um comentário