Como Editar Vídeos para o Youtube | Editor de Vídeos Grátis

Como editar vídeos para o Youtube de forma fácil e rápida, com um programa grátis e sem marca d´água? Hoje vai conhecer um poderoso editor de vídeos grátis, para crias seus vídeos para o Youtube.

Link do vídeo: https://youtu.be/uc4JOW_K86Q

Porque é importante editar seus vídeos

Com a facilidade dos recursos atuais, que permitem gravar vídeos em smartphones com boa qualidade, muitas pessoas gravam um vídeo e simplesmente sobem para o Youtube, sem nenhuma preocupação com edição.

Porém se você vai criar um canal profissional no Youtube para atrair seguidores e poder fazer vendas, precisará sim ter cuidados básicos com a edição de seu vídeo.

Você precisa avaliar o conteúdo gravado, verificar se o áudio ficou adequado, a necessidade de cortar alguma parte que não acrescenta e, às vezes, pode até comprometer seu vídeo.

Então editar seu vídeo é muito importantes para o sucesso do seu canal no Youtube e, por isto, estou trazendo para você este artigo sobre como editar vídeos para Youtube, utilizando um poderoso editor de vídeos grátis, que é o VSDC.

O VSDC é bom para editar vídeos para o Youtube?

Veja abaixo um pequeno texto sobre o que é VSDC na Wikipédia:

“VSDC Free Video Editor é uma aplicação de edição desenvolvida pela Flash-Integro, LLC.

O programa é capaz de processar filmagens de alta resolução, incluindo vídeos em 4K UHD, 3D e VR em 360°.

O VSDC permite aplicar efeitos profissionais de pós-produção e correção de cor, suporta plug-ins do VirtualDub.

Tem a capacidade de capturar vídeo da tela, gravar voz, salvar arquivos multimídia em vários formatos, incluindo aqueles pré-configurados para publicação no Facebook, Vimeo, YouTube, Instagram e Twitter.”

Segundo o site Soft Dev o VSD já tem mais de 5 milhões de usuários satisfeitos em todo mundo.

Com isto posso te dizer que sim, o VSDC é um bom programa para editar vídeos para Youtube, além, é claro, da minha opinião pessoal como usuário deste software há alguns anos.

Como adquirir o programa VSDC

O programa utilizado é o VSDC que pode ser baixado em diversos sites da internet, mas vou deixar aqui o link do arquivo que armazenei no servidor de nosso blog Porto Prime:

Baixe Aqui Seu Editor VSDC.

Coloquei o arquivo em nosso servidor, como um facilitador, e também porque você terá acesso a mesma versão que utilizo, porém se tiver algum problema você pode utilizar algum dos links abaixo:

Site Videosoftdev;

Site Softonic.

Depois disto é só instalar o programa em seu computador, seguindo o que fizemos no vídeo.

O VSDC é um programa com atualizações constantes, que sempre vai te apresentar informações de atualizações, porém, como tem a versão paga, sempre vai te fornecer a possibilidade de atualizar para esta versão, certamente mais completa, mas que você não precisa para criar vídeos com os recursos que vou te mostrar.

Utilizando o programa para editar vídeos para o Youtube

Para editar vídeo para Youtube utilizando o VSDC você verá que o processo é bem simples.

O programa oferece várias opções para criação de seus projetos, já na tela inicial.

Você pode criar seu arquivo a partir de um projeto vazio, que é o que faremos aqui;

Pode criar apresentações de slides, utilizando esta alternativa o programa já vai te dar opções pré-configuradas, com recursos de transição de tela, modelos de layout e outras típicas de apresentações de slides;

editor de videos para youtube

Importar conteúdo;

Captura de vídeo; e

Captura de tela.

Nesta tela em que são apresentadas as opções acima você poderá as características principais de vários recursos do VSDC.

Criando um projeto vazio.

Vamos trabalhar com a opção de projeto vazio. Clique no ícone de uma câmera com o sinal de “+”:

editor de videos para pc fraco

O programa vai abrir uma tela para que você possa fazer as configurações do seu novo projeto e editar vídeos para youtube, de forma bem rápida.

Dê um título ao seu projeto;

Escolha o dispositivo: neste caso Youtube;

Resolução: mais comum para vídeos do Youtube:

720p HD 1280 x 720 pixeis (16:9);

Largura: 1280px;

Altura: 720px;

Frequência: 44100Hz;

Taxa de: 30fps;

Canais: Stéreo;

Cor do fundo: escolha a que te for mais conveniente ou deixe branco;

Opacidade: 100%.

Estas são as configurações iniciais que utilizo, com um pouco de uso você vai ver quais são as melhores para seu projeto.

editor de videos para pc gratis

Trabalhando na área de edição dos vídeos

Após clicar em terminar na janela de configurações do projeto, você ter acesso a janela de edição dos arquivos.

A seção de edição de vídeos é uma tela que a primeira vista parece complicada, mas a medida que você for clicando nos ícones e objetos verá que um sistema bem intuitivo.

editor de vídeos sem marca d´agua

Na janela central (área branca da imagem acima) vai aparecer o resultado do seu trabalho.

Ao lado esquerdo dela você tem os principais ícones para manusear os itens que pode inserir na montagem do seu vídeo.

Veja no vídeo como utilizar os principais comandos.

Exportando seu vídeo para o Youtube

Após concluir a edição do seu vídeo você deverá exportar o arquivo e neste momento o VSDC irá gerar o vídeo no formato para leitura nos visualizadores e no Youtube, processo conhecido por “renderizar”.

Para isto você irá acessar no menu suspenso a opção “Projetos” e dentro dela “Exportar Projeto” ou escolha no menu principal, diretamente a opção “Exportar Projeto”.

Será aberta a janela de opções para exportação de projeto.

editor de videos para pc fraco

No menu suspenso escolha a opção “Para o Youtube”.

Na seção intermediária da janela, na linha “Arquivo(s) de” clique em “Mudar nome…” e defina o nome do arquivo e o local onde será gravado no seu equipamento.

Na linha “Perfil” escolha uma das opções que definem a resolução (qualidade) do vídeo gerado e que vai influenciar no tamanho do arquivo.

Normalmente escolho 720p (HD), que são vídeos com alta definição.

Existem também opções de qualidade inferior (360p e 480p), que geram arquivos menores e mais leves, o que é bom para fazer upload para youtube, mas perde em qualidade de visualização.

As opções com qualidade superior (1080p em Full HD, 4K Ultra HD) geram arquivos bem pesados e exigem equipamentos com boa capacidade de processamento e internet de banda larga “boa” para que consiga fazer seus uploads em tempo razoável.

É bom lembrar que quando você exporta seu vídeo na opção “HD” para o Youtube, a plataforma faz o processamento, mas dá ao usuário as opções de resolução mais baixas para que este tenha condições de visualizar o arquivo em equipamentos e redes de baixa capacidade.

Na linha ao lado do item “Perfil” você terá que optar entre uma das alternativas que dizem respeito ao áudio, escolha a primeira por padrão caso não identifique uma opção adequada para seu equipamento.

Agora clique em “Exportar Projeto” no menu superior, logo a direita, para que o VSDC converta o seu projeto no formato de vídeo escolhido.

O sistema abrirá uma nova janela em que da opção de atualizar o sistema para versão “Pro” e na parte inferior da janela você pode clicar em continuar, ignorando alerta de uso de recursos prêmio (paga).

como editar videos para o youtube

Ao finalizar a renderização o VSDC te dará um aviso se quer enviar o arquivo imediatamente para o Youtube ou fechar a janela, pois o arquivo já está salvo no local indicado. Clique em fechar.

Com isto seu vídeo estará pronto para aplicar suas técnicas de “SEO” ou simplesmente fazer “Upload” para Youtube.

Este tutorial sobre como editar vídeos para o Youtube no formato de artigo, necessita que você veja o vídeo para completa compreensão do processo, pois os passos de edição só foram explicados ali.

Se você que fazer alguma consideração ou ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários, vou responder o mais breve que puder.

Forte abraço e até a próxima.

Deixe um comentário