fbpx

O que São Palavras-Chave no Google?

O que São Palavras-Chave no Google?

O que são palavras-chave no Google? Este é hoje o nosso assunto.

Pode ser uma questão básica para todos aqueles que têm conhecimento sobre marketing digital, anúncios pagos ou mesmo publicações de conteúdo na internet.

Mas e você, realmente sabe o que este termo quer dizer?

Se você já leu alguma coisa sobre anunciar no Google provavelmente viu o termo “palavras-chave” com alguma frequência.

O que são palavras-chave

Palavras-chave: o que são

Primeiramente é bom explicar que embora o termo tenha “palavras” como parte principal, ele não necessariamente representa, simplesmente, uma palavra.

As palavras-chaves são expressões, termos ou palavras que representam um produto, serviço ou assunto de forma específica.

A palavra-chave resume o que se quer transmitir em um texto, vídeo, áudio ou anúncio. 

Embora estejamos tratando do Google ou relacionando com internet, o termo em questão é comum  a arquivística, biblioteconomia e catálogos, conforme artigo da Wikipédia.

A estrutura dos artigos da internet são baseadas nestes termos específicos, também conhecidos por Keyword, que é seu equivalente na língua inglesa. 

Também são conhecidas por termos de busca.

Quando alguém pesquisa por algum assunto na internet, normalmente ela associa sua idéia com uma única palavra e a partir deste termo busca encontrar respostas na rede. 

Esta pesquisa é a síntese da ideia de palavras-chaves.

Os anunciantes e produtores de conteúdo fazem um esforço tremendo para saber quais as palavras que os usuários da rede de internet vão utilizar na busca por seus produtos e soluções.

Por outro lado os mecanismos de buscas, como Google, Yahoo e Facebook, vão se aperfeiçoando a cada dia mais para entender estas buscas e trazer o conteúdo que represente a intenção do pesquisador.

Como funcionam as Palavras-chaves

Com base no conceito das palavras-chaves que apresentamos anteriormente toda a rede de internet, no tocante a conteúdo, se organizou para gerar o encontro de quem busca com aqueles que ofertam determinada informação.

Vamos nos ater exatamente nesta questão: oferta de informação.

Tendo em mente esta ideia fica mais fácil compreender como a estrutura funciona.

Tudo começa com a necessidade que uma pessoa tem de encontrar uma informação. 

Seja um informação que resulte na possibilidade de resolver um problema, encontrar um produto ou serviço, fornecer dados para um trabalho acadêmico ou científico, enfim, que satisfaça a necessidade do usuário.

Grandes empresas se formaram a partir desta necessidade de gerar respostas para esta buscas e a maior delas, sem sombra de dúvidas é o Google.

A empresa conta com soluções super avançadas e seus buscadores, conhecidos como  robôs (também: crawlers, spiders ou bot) vasculham a rede de internet de forma contínua, identificando conteúdo e classificando com base em “palavras chaves”.

Este processo é chamado de indexação do Google.

Na outra ponta temos empresas que querem vender seus produtos e serviços, profissionais que querem tornar conhecidos seus artigos e trabalhos, instituições que querem mostrar suas ações, assim como várias entidades que precisam se tornar conhecidas.

Estas pessoas, empresas, instituições, profissionais e entidades buscam conhecer as palavras certas que os potenciais usuários de seus produtos e serviços buscam na internet para, assim, fazerem a oferta correta.

Como são usadas as palavras-chave na internet

Resumindo o que foi apresentado até agora, temos que as keyword tem três atores principais no seu uso e interesse:

1 – Pessoas (ou empresas ou instituições) que buscam por alguma informação;

2 – Empresas que geram dados sobre estas buscas e as associam com conteúdos na internet;

3 – Pessoas (ou empresas ou instituições) que geram informações, ofertam produtos ou serviços para aqueles que os buscam.

Este sistema gerou, obviamente, um negócio que é explorado comercialmente por vários dos atores principais aqui apresentados.

Este negócio se baseia no comércio de tráfego daqueles que buscam por algo, até a oferta, daqueles que querem entregar ou vender sua informação.

É este o comércio dos buscadores de internet, como o Google.

De maneira simples: através de palavras-chave o Google apresenta às pessoas o que elas estão buscando. E cobram das empresas que querem apresentar suas soluções, produtos e serviços.

Este comércio é gigantesco. Por isto o Google é uma das maiores empresas do mundo.

Mas a característica da internet como área livre, onde todos podem expor suas idéias não se perdeu.

Qualquer um pode criar sua informação e disponibilizar na rede de forma gratuita. E o próprio Google, assim como outros buscadores podem mostrar esta informação.

Como sempre há muitos artigos sobre um mesmo assunto, ou ofertas para um mesmo tipo de produtos, quando é feita uma busca deste determinado tema as respostas são apresentadas de forma ordenada.

Esta ordem é definida por cada buscador. 

Buscas pagas x buscas orgânicas

No caso das buscas pagas por palavras-chave, que são os anúncios, conhecidos como links patrocinados, a ordem é definida em função do preço que cada anunciante paga, em conjunto com a qualidade e relevância da informação que ele apresenta.

No caso dos resultados para buscas gratuitas, conhecidas como busca orgânica, a ordem é definida em função da qualidade e relevância do conteúdo apresentado.

Os critérios de qualidade e relevância são particulares de cada buscador (Google, Yahoo, Facebook) e normalmente procuram levar uma boa experiência aos usuários destes sistemas.

Inclusive, é bom salientar, a boa experiência do usuário pesquisador é um dos principais critérios de posicionamento de anúncios e resultados orgânicos no Google.

Considerações sobre palavras-chaves

Nosso artigo te apresentou que as palavras-chave são são expressões, termos ou palavras que representam um produto, serviço ou assunto de forma específica.

Que as pessoas fazem sua procura na internet com base nas palavras-chave.

Que os buscadores, como o Google, encontram respostas na rede por meio destas keyword.

Que as empresas oferecem seus produtos e serviços em anúncios com base nas palavras-chave.

E finalmente que as respostas dos buscadores as pesquisas feitas na internet, por estas palavras, são agrupadas em buscas pagas e buscas orgânicas.

Se você quiser saber mais sobre este assunto ou gostaria de fazer uma pergunta, deixe seu comentário e teremos prazer em responder.

Deixe um comentário