fbpx

Como colocar sua empresa no Google rápido e de graça é com certeza uma das grandes preocupações dos empreendedores de nosso tempo.

Não é segredo para ninguém: sua empresa precisa aparecer no Google e bem posicionada para se destacar frente a concorrência.

Com o avanço do uso de smartphones e celulares modernos, pesquisar pelos produtos ou serviços que se quer obter virou uma coisa básica para a maioria da população de praticamente todos os países.

No Brasil não é diferente.

Segundo dados do IBGE, 3 a cada 4 brasileiros têm acesso a internet e destes 98% acessaram a rede pelo celular.

Esta facilidade, sempre à mão, impulsionou as pesquisas por negócios locais.

A pessoa procura no Google qual local mais próximo disponibiliza o que ela precisa e pode naquele momento ligar ou se dirigir a opção que julgar ser a melhor.

Isto se popularizou como “dá um google aí”.

Mas você pode estar pensando que investimento em marketing digital é caro e precisa de conhecimentos avançados.

Então, vamos voltar a pergunta de nosso título: como colocar sua empresa no Google rápido e de graça?

Se você tem um negócio local o Google disponibiliza uma ferramenta ou serviço chamado “Google Meu Negócio”.

É uma ferramenta gratuita que permite que sua empresa gerencie a forma como ela irá aparecer em alguns produtos do Google, com destaque para o Google Maps e a Rede de Pesquisas.

Exemplo de pesquisa usando o Google Meu Negócio e seus resultados.

A ferramenta Google Meu Negócio é para uso de empresas locais. Ou seja, você poderá disponibilizar informações dentro da sua cidade, no local em que a empresa é sediada e atende seu cliente.

Se já pesquisou por um produto ou serviço nos buscadores do Google deve ter observado pode ter visto que a ferramenta abre a tela de respostas pedindo autorização para saber sua localização (embora ela já saiba).

Quando você dá esta permissão é aberta a tela com um mapa da região, localizando vários estabelecimentos com os itens pesquisados e logo abaixo uma lista destes locais.

Veja abaixo uma tela de exemplo, onde pesquisamos por restaurante japonês, na cidade de Goiânia/GO.

Primeiro a tela com o pedido de autorização para saber a localização:

sua empresa no google rápido e de graça

Veja que na imagem já é possível observar o mapa e os primeiros locais da lista.

Assim que é dada a autorização a tela se abre por completo e você tem acesso ao botão [ver tudo] que permite ver mais estabelecimentos:

Clicando no botão [ver tudo] terá acesso a uma tela dividida verticalmente em duas. Do lado esquerdo a lista completa dos estabelecimentos locais e na lateral direita um mapa mostrando os bairros da região com os locais destacados com marcadores vermelhos.

Clicando nos marcadores terá as informações detalhadas do local pretendido, como endereço, classificação dos usuários, telefone, fotos, vídeos, horários de funcionamento, horários de pico, entre outras.

Estas telas de informações podem ser diferentes, dependendo do dispositivo utilizado para a pesquisa (celular, tablet, computador) ou dos produtos e serviços procurados.

Entenda como colocar sua empresa no Google rápido e de Graça usando o Google Meu Negócio

Usar a ferramenta é bem simples, listamos a seguir o passo a passo que você deverá fazer para isto.

1 – Crie sua conta no Gmail

É preciso estar cadastrado no Google através de uma conta Gmail para utilizar a ferramenta Google meu negócio, assim como as outras ferramentas do Google.

Se você não têm um endereço de e-mail Gmail clique aqui e faça o seu.

2 – Faça seu cadastro no Google meu Negócio

São vários passos, mas nada complicados.

  • Para fazer o cadastro de sua empresa ou negócio acesse o site do Google meu Negócio, veja tela:

  • Faça login com sua conta Gmail e na próxima tela clique na opção [inclua sua empresa no Google]:

  • Informa o nome da empresa, conforme a tela abaixo:

  • Escolha na próxima tela a categoria que melhor se aplica a sua empresa ou negócio. Quando você começa a digitar o Google vai sugerindo as categorias existentes:

  • Na sequência a ferramenta vai perguntar se você quer indicar um endereço em que os clientes irão te visitar, seja uma loja ou escritório. Esta etapa é que definirá se seu atendimento é presencial ou não:

  • Se optar por sim, na próxima tela deverá informar seu endereço. Com isto o Google poderá criar seu marcador no Maps:

Empresas com atendimento presencial são cadastradas de forma diferentes daquelas que não fazem

  • Se, ao contrário, sua opção for “não” o buscador poderá impedir a sequência do cadastro caso entenda que a empresa precise de um local físico para visitar. Neste exemplo, um restaurante de comida natural:

  • Se a atividade realmente não exigir local físico para visita, a tela mostrada a seguir será a seguinte:

Observe que informar local é opcional. É interessante colocar aqui sua cidade e bairro para que seu cliente avalie a conveniência de usar ou não o serviço em função da proximidade.

  • Seguindo com a opção de local sem atendimento físico sua próxima tela vai solicitar número de telefone e o endereço de um site (URL). Ter um site é opcional, porém é bom salientar que isto pode ser importante para o crescimento de seu negócio.

Existe a opção de você criar um site gratuito dentro do próprio Google, com base nas informações fornecidas.

  • O Google perguntará na sequência se você quer receber informações e atualizações para a empresa:

Se disser sim ou não, verá a seguir a tela de confirmação das informações e do cadastro:

Quando clicar no botão concluir o Google abrirá uma nova tela em que vai solicitar o endereço para enviar um cartão postal com instruções para confirmar seu cadastro. Assim sua empresa terá o selo de “empresa verificada”.

Existem casos em que esta verificação pode ser feita por telefone, e-mail ou pelo site. Se existir esta possibilidade o Google vai mostrar a opção.

Poderá optar por verificar mais tarde. O Google informa que empresas verificadas têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.

  • Informe seu horário de funcionamento:

  • Faça uma descrição de sua empresa:

  • Adicione fotos de sua empresa, produtos ou serviços

  • O Google dará informações sobre a possibilidade de mudanças em suas informações, clique em continuar:

Com isto será direcionado a página de bem-vindo ao Google meu Negócio:

Clique em primeiros passos e já dentro do ambiente do “Google meu Negócio” terá acesso as opções da ferramenta e alguma instrução complementar:

Veja que no caso deste nosso cadastro fictício aparece em destaque a exigência de “verificação necessária”.

Completando estas etapas sua empresa ou negócio passará a ser listada pelo Google aparecendo para as pessoas que procuram pelo serviço ou produto que você vende.

Em alguns casos, nos quais a verificação pode ser feita por telefone ou e-mail, sua empresa pode aparecer bem posicionada no Maps e nos Resultados de Pesquisa Orgânicos em poucas horas.

Claro que isto será possível para categorias em que existam poucos concorrentes.

Sua empresa no Google rápido e de Graça usando o Google Meu Negócio – Vantagens do uso da ferramenta

-Alcance de público;

-Ser encontrado pelo cliente quando ele mais precisa;

-Confiabilidade;

-Interações com o público alvo;

-Possibilidade de medir seus resultados.

As vantagens são muitas e qualquer empresa pode se beneficiar da possibilidade de se cadastrar nesta ferramenta do Google.

Para outras estratégias de marketing digital, que envolvam anúncios pagos e maior domínio das ferramentas, você pode contar com a consultoria da equipe Porto Prime para te auxiliar.

Se precisar entre em contato por e-mail, Whatsapp ou pelo formulário de contato do site.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *